Supermercado é denunciado por colocar câmeras em banheiro e vestiário em Crateús

A filial da empresa Mateus Supermercados em Crateús, uma das maiores redes de supermercados da américa latina, teve uma reclamação trabalhista protocolada na Vara Única do Trabalho de Crateús e processo concluso para despacho na última segunda-feira (08). Conforme documentação, o reclamante era funcionário que afirmou ter trabalhado como operador de caixa, com última remuneração de R$ 1.511,38.

Dentre reclamações estão "a alteração frequente dos horários de trabalho, impossibilitando que o reclamante tenha programação para questões pessoais; falta de acesso ao banco de horas e não pagamento correto de horas extras; violação da intimidade e honra do reclamante com instalação de câmeras de monitoramento no vestiário, refeitório e sala de descanso; rigor excessivo com cobrança de metas sob ameaça de punição e/ou dispensa, situações estas que estão lhe causando indiscutível dano moral, conforme comprovam os documentos que seguem anexados à presente petição inicial".

O advogado que protocolou a ação, Dr. Francisco Vieira Sales Neto, usou como jurisprudência, casos em que a "instalação de câmeras e escutas na área destinada ao descanso dos empregados não se justifica, pois não se trata de local de trabalho, mas sim de ambiente em que os funcionários descansam, de modo que o monitoramento invade a privacidade e intimidade, constrangendo os trabalhadores, os quais ficam constantemente sobre o manto da desconfiança, o que, por certo, fere a dignidade da pessoa."

O advogado propôs o valor da causa de R$ 118.484,95.

O processo pode ser consultado através do número 0000541-35.2023.5.07.0025


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem