A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou uma ofensiva nesta terça-feira (11), que culminou em duas prisões e apreensão de 161 aves silvestres, veículos, armas de fogo e munições. As ações foram realizadas em Fortaleza e Parambu, no interior do Ceará. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e contou com apoio da Delegacia Municipal de Parambu. As informações são da SSPDS.
No bairro Jangurussu de Fortaleza, os policiais civis capturaram um homem de 41 anos, com cinco antecedentes por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo. Além de ser cumprido um mandado de prisão preventiva contra o investigado, os policiais civis do DPMA realizaram uma busca no imóvel e encontraram 161 pássaros silvestres, entre papagaios, canários, papa arroz, tico-tico e casaca-de-couro. Além das aves, um jabuti, três veículos e duas armas de fogo com diversas munições, além de um simulacro de pistola também foram apreendidos.
Os animais estavam em situação de maus-tratos, escondidos em uma construção e em uma sucata na propriedade. Eles foram encaminhados ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde são acompanhados por especialistas para posterior reintegração à natureza.
Já na cidade de Parambu, foi cumprido outro mandado de prisão preventiva. Desta vez, contra um homem de 46 anos, com antecedentes por crime contra a administração pública. A captura foi realizada pelos policiais civis da Delegacia Municipal de Parambu, seguindo as diretrizes da DPMA.
Os homens são investigados por crime ambiental, associação criminosa e lavagem de dinheiro.