O novarussense João Victor Farias da Silva 17 anos, filho de servidores públicos, foi aprovado tem terceiro lugar para cursar medicina na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) neste ano de 2023. O jovem era estudante da Escola Estadual de Educação Profissional Manuel Abdias Evangelista.
Uma das afirmações do aluno é que “Todas as suas ações, desde o início foram moldadas por Deus, devo tudo a Ele.”
Nos intervalos e horários de almoço sempre sentando em algum local da escola estudando. Colocava seus protetores auriculares e continuava ali, estudando, mesmo com todo o barulho promovido pelos colegas nos intervalos
Desde o primeiro ano que o aluno tinha essa rotina, como também, frequentava a biblioteca da escola a noite, aos sábados e nas férias.
"Estava sempre na escola. Durante toda a pandemia, foi um dos únicos alunos que frequentava a escola. Sempre que possível, estava na biblioteca da escola", informou a diretora da escola a professora Josemeire Evangelista ao repórter Nathan Loiola.
Em conversa com o aluno, ele relata que estuava pelo gosto de estudar, por medo de não passar no ENEM e para as provas para da escola, que nunca passou-lhe pela cabeça que pudesse passar para medicina, que achava que só poderia passar para matemática, já que é uma área que o aluno gosta muito.
O aluno cursou o curso Técnico em Informática em 2023, e compartilhava seu conhecimento em matemática, área que tem afinidade, com colegas através de oficinas.
João Victor é filho de uma professora e servidor do SAAE de Nova Russas.