Com um trabalho firme, criativo e cada vez mais reconhecido em todo o Estado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Proteção Animal de Crateús (SEMAM) encerrou o primeiro semestre de 2025 com importantes conquistas na área ambiental. Sob a liderança do Secretário Sales Neto, a pasta consolidou ações que vão desde a ampliação da coleta seletiva até a criação da primeira lei municipal de proteção animal em 193 anos de história.
No primeiro semestre, foram mais de 191 mil quilos (quase 200 toneladas) de materiais recicláveis recolhidos em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús (Recicratiú), quase o triplo em relação ao mesmo período do ano passado. A SEMAM também firmou parcerias estratégicas: com a Ecojuá, foram destinados corretamente 1.510 litros de óleo de cozinha usado — o suficiente para evitar a contaminação de mais de 37 milhões de litros de água — e com a Ecoeletro, foram coletados 1.350 kg de eletrônicos.
Ainda sobre reciclagem, um marco institucional histórico foi o Decreto n.º 1.161/2025, assinado pela Prefeita Janaína Farias, que tornou obrigatória a coleta seletiva em todas as repartições públicas municipais ligadas ao Poder Executivo.
Noutro eixo de atuação, que é a Proteção Animal, a reativação do Castramóvel garantiu 830 castrações gratuitas nesses primeiros seis meses. E, pela primeira vez, Crateús agora conta com uma Lei Municipal de Proteção Animal, fruto do compromisso da gestão com o bem-estar dos animais.
Mais de 15.500 mudas de plantas nativas e frutíferas foram produzidas e distribuídas gratuitamente, e ações de educação ambiental impactaram milhares de pessoas, com mais de 90 palestras, gincana ecológica, visitas escolares, mutirões, feiras educativas e atividades porta a porta.
Com forte presença nas redes sociais e um modelo de gestão próximo da população, o Secretário Sales Neto tem se tornado referência no interior do Ceará. Sua atuação tem inspirado outros municípios a procurarem Crateús como exemplo de políticas ambientais bem-sucedidas, acessíveis e eficientes.
“Primeiro, é preciso reconhecer que tudo só é possível com o apoio da nossa Prefeita Janaína Farias, que tem sensibilidade com a causa ambiental. Nosso trabalho é coletivo. A gente cuida do meio ambiente com responsabilidade, mas também com o coração, ouvindo a população, em sintonia com toda nossa equipe, buscando resultados concretos e construindo soluções de forma coletiva”, destaca o secretário.
A atuação da SEMAM nos primeiros seis meses do ano reforça que é possível unir gestão pública eficiente, envolvimento comunitário e sustentabilidade. Crateús segue dando exemplo.
