A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Áspero, que investiga um grupo criminoso envolvido na falsificação e distribuição de cédulas falsas no interior do Ceará. Durante a ação em Nova Russas, além da busca por provas relacionadas à falsificação, os agentes apreenderam uma grande quantidade de eletrônicos sem documentação fiscal.
Foram encontrados:
• 46 TVs de 40 polegadas
• 12 TVs de 24 polegadas
• 1 TV de 50 polegadas
• 32 aparelhos TV Box
Todo o material estava sem nota fiscal, o que pode indicar outro esquema paralelo de comércio irregular de eletrônicos. As apreensões ocorreram em cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pela 23ª Vara Federal de Fortaleza.
Um dos alvos, morador de Nova Russas, é apontado como figura central no grupo investigado por distribuir cédulas falsas. As investigações apontam que os envolvidos utilizavam técnicas para dar textura realista às notas falsificadas, com uso de cola de madeira e bicarbonato de sódio.
A operação também busca identificar o fornecedor das cédulas e mapear toda a rede de distribuição.
Os investigados poderão responder por falsificação de moeda (art. 289 do Código Penal), associação criminosa (art. 288), além de possíveis crimes fiscais e contra a ordem econômica.