Francisco Samuel Costa Martins, de 23 anos, é de Ipu, interior do Ceará. Em 2021, decidiu criar um perfil para postar fotos do céu que tirava. Com o passar do tempo, seu amor pelo universo foi crescendo e ele decidiu não somente postar fotos do céu, mas também falar sobre ciência e astronomia. Foi então que começou a postar assuntos relacionados à divulgação científica.
"Senti que aquele amor que comecei a sentir pelo cosmos tinha que ser repassado para as outras pessoas", conta Samuel.
Samuel realizou alguns cursos para entender mais sobre astronomia, além de ter participado de programas de ciência cidadã, conseguindo detectar cinco asteroides através do programa "Caça Asteroides MCTI". Além de se tornar astronauta análogo por meio de uma missão virtual do Habitat Marte, a estação espacial Habitat Marte é um centro de simulação de missões espaciais localizado em Caiçara do Norte.
Em 2023 também decidiu criar um projeto de astronomia com seu amigo Dário.
"Esse projeto faz parte de algo que eu sempre gosto de pensar: que, a partir da observação da Lua, pode nascer um cientista ou talvez mais alguns amantes do cosmos. Criei esse projeto para espalhar a sensação que eu tive quando observei a Lua por meio de algum equipamento, um sentimento de maravilhamento com o universo. Levo meu telescópio à praça assim que possível para que as pessoas possam observar."
Através do seu esforço na divulgação científica, Samuel está concorrendo, através de sua página, a um dos maiores prêmios da internet, o iBest. O Prêmio iBest é uma premiação brasileira que reconhece as melhores iniciativas do universo digital, incluindo influenciadores, empresas, sites, aplicativos e redes sociais. É considerada a maior premiação da internet no Brasil, reconhecendo e destacando os maiores nomes e tendências do cenário digital.