MPF investiga emendas parlamentares de Mauro Benevides, Luiz Gastão e Robério Monteiro

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou 34 procedimentos para investigar o uso de emendas parlamentares em municípios da Bahia e do Ceará, estados já sob o radar da Polícia Federal devido a suspeitas de corrupção no repasse das chamadas “emendas-pix”.

Segundo a coluna Radar, da revista Veja, o foco das investigações está em 13 prefeituras cearenses e 21 baianas. Três dessas cidades receberam R$ 3,5 milhões em emendas dos deputados federais Carlos Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Luiz Gastão (PSD-CE) e Robério Monteiro (PDT-CE). O MPF também está cobrando prestação de contas dos municípios e, caso identifique irregularidades, os casos serão encaminhados à Procuradoria Geral da República (PGR) para possível abertura de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações são parte de um esforço maior para rastrear o escoamento de bilhões de reais pelo orçamento secreto. Atualmente, 234 procedimentos estão em andamento em todo o Brasil. Em dezembro, o STF, por meio do ministro Flávio Dino, determinou o bloqueio de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão devido a suspeitas de irregularidades, intensificando o debate entre o Congresso e o Judiciário sobre a destinação desses recursos.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem