Os Patronos das Ruas e Bairros: Quem Foi João Tomé?

 

João Tomé de Sabóia e Silva nasceu em Sobral aos 4 de agosto de 1870. Veio de uma família de grande influência política, sendo sobrinho de João Tomé da Silva, ex-presidente das Províncias de Santa Catarina, Espírito Santo e Alagoas.

Na formação intelectual, foi admitido no curso da Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1886, diplomando-se em 1891. Em São Paulo, ganhou experiência no exercício de função técnica na Estrada de Ferro de São Paulo, em Cravinhos.

Quando retornou ao Ceará, tornou-se um dos chefes da Estrada de Ferro de Sobral, em 1893, que até então era administrada pelo governo federal. Foi, portanto, um dos responsáveis por trazer a estrada de ferro até Crateús, sendo inaugurada aqui aos 12 de dezembro de 1912. Por sua contribuição nesse feito, foi homenageado, tendo o seu nome colocado numa das maiores ruas de Crateús. A Rua Dr. João Tomé tem início no Campo Verde, cruza a linha do trem - projetada pelo engenheiro, e termina na Rua Poty, na Praça do Barrocão.

O engenheiro João Tomé foi governador do Ceará no mandato 1916-1919, além de senador na legislatura 1921-1930. Foi dele a encomenda do primeiro automóvel a chegar ao Ceará.

Além de Crateús, é patrono de ruas em Ipueiras e Fortaleza, nomeando, também, o terminal rodoviário da capital cearense. João Tomé faleceu aos 27 de julho de 1945 com 75 anos, no Rio de Janeiro.

Texto escrito por: Kaio Martins, Cientista Político.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem