O julgamento da ação que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro deve ocorrer ainda neste mês. | Reprodução/Redes Sociais |
O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável ao pedido de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), informou o jornal O Globo nesta quinta-feira (13). Segundo o jornal, a manifestação está sob sigilo e foi enviada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite dessa quarta-feira (12).
O MP Eleitoral aponta abuso de poder político nos ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores em julho do ano passado, em Brasília. O pedido havia sido apresentado pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), após a reunião do então presidente com os embaixadores no Alvorada.
O pedido de inelegibilidade do ex-presidente foi acolhido pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco. O órgão ministerial, porém, se manifestou contrário ao pedido de inelegibilidade de Braga Netto (PL), candidato a vice na chapa encabeçada por Bolsonaro.
Agora, a ação aguarda a elaboração do voto do relator antes de ser encaminhada ao TSE. O ministro Alexandre de Moraes será o responsável por pautar a matéria na Suprema Corte. Em caso de condenação, Bolsonaro perderá seus direitos políticos e ficará inelegível por 8 anos.
Com Rogério Brito/Miséria