Açude que já salvou Crateús do colapso ultrapassa 99% da capacidade

Foto: divulgação/Cogerh

O açude Paulo Sarasate, popularmente conhecido como Araras, localizado no município de Varjota, atingiu 99,76% de sua capacidade, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (10), pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O reservatório de água tem capacidade total de 859,53 hm³, e possui grande contribuição histórica na garantia do abastecimento de água em Crateús. 

Em 2015, Crateús passou a receber água do Araras após implantação de adutora de montagem rápida, com 160 km de extensão, o que garantiu abastecimento, apesar de vários danos recorrentes na adutora.

Conforme o coordenador regional da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Dalmo Barreto, as águas do Araras abasteceram Crateús até o ano de 2018, precisamente 36 meses. "Araras, adutora, Governo do Estado, Cogerh, Cagece e a ajuda e compreensão da população. Foram esses os salvadores de Crateús", ressaltou Barreto. 

Na época, adutora foi implantada após o principal reservatório de Crateús, açude Carnaubal, atingir o volume morto, mesmo depois da abertura das comportas do açude Flor do Campo, na cidade vizinha de Novo Oriente, o qual as águas tinham como destino o açude de Crateús. 

A situação hídrica da época mobilizou audiências públicas na Câmara Municipal de Crateús com representantes da Cagece, Cogerh e autoridades políticas, em busca de debates de soluções para o colapso que a região enfrentava.

 A situação hídrica crítica do ano de 2015 é totalmente contrária a situação de anos seguintes, com destaques para os últimos 5 anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem