Prefeitura de Nova Russas leva crianças com necessidades especiais para tirar RG em Fortaleza


 A gestão da prefeita Giordanna Mano (PL), através do programa Meu Mundo Colorido, promove o transporte de crianças com necessidades especiais do município de Nova Russas até a capital cearense para que elas possam tirar o RG. O programa é voltado às crianças do município com transtornos e deficiências.  

De acordo com a coordenação do programa, atualmente 38 crianças entre 02 e 10 anos, não possuem o documento, apenas a certidão de nascimento. O documento é necessário para que as crianças possam passar por perícias. Ainda de acordo com a coordenação, um micro ônibus será disponibilizado para o transporte ao menos duas vezes por semana até que a demanda abaixe.

O Meu Mundo Colorido consiste em reconhecer, incentivar e respeitar os direitos das pessoas com deficiências ou transtornos, através de ações que priorizam seus direitos, além de atendimentos com equipes multidisciplinares de secretarias e demais órgãos municipais. Através do programa é disponibilizado também, o Cartão Prioridade, que permite os usuários do Programa ter acesso prioritário aos serviços públicos e privados. 

O programa foi lançado pela Prefeitura de Nova Russas em 2021 e, dentre as ações oferecidas por ele estão: terapia familiar, atendimento psicológico (adulto e infantil), terapias individuais (fonoaudiólogo/terapeuta ocupacional/psicopedagogo), hidroginástica, musicoterapia, oficina de libras, passeios e prioridade em eventos festivos.

Em um estudo fornecido pelo município, 22% dos cadastrados no programa, possuem deficiência intelectual leve, 36% autismo e 17% possuem TDAH. Os outros 25% possuem epilepsia ou paralisia cerebral. A maioria dos usuários do Programa têm de 0 a 10 anos e 32% possuem de 19 a 59 anos.

A inclusão é uma marca forte da prefeitura que, através do programa também fornece curso de libras para capacitar todos os integrantes que trabalham nas secretarias e demais órgãos que compõem a gestão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem