Pequenos Produtores Rurais de Nova Russas receberão Animais da SDA


Nova Russas esteve entre os oito municípios contemplados com a entrega de animais do Programa de Caprinocultura Leiteira que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) fez de forma simbólica para pequenos produtores rurais, na manhã da última terça-feira (28.03), na Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos – EFA, localizada na CE – 189 no distrito de Balseiros em Ipueiras. 

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos do Município, Washington Tavares, participou do evento, que contou ainda, com as presenças do Titular da SDA, Moisés Braz, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Chico Belo, além do coordenador da Codep, Márcio Peixoto, do representante do Idef Valfrido Ferreira, do gerente regional da Ematerce, Edvaldo Costa, e de outras autoridades.

Na ocasião, foram entregues 607 animais para 48 famílias cadastradas pelo Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Idef, responsável pelo acompanhamento técnico do programa que destinou para produtores rurais de Nova Russas (20 animais); Monsenhor Tabosa (52); Santa Quitéria (59); Tamboril (60); Poranga (61); Catunda (100); Ipueiras (120) e Crateús (135 animais). 

Todos estão dentro do perfil exigido pelo estado para realizar as suas atividades, segundo a Comissão Municipal do Idef, que apoia o projeto com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura do Ceará, incluindo a capacitação e identificação de 30 agricultores familiares beneficiados nessa primeira etapa, como também, a implantação de um núcleo de produção de leite de cabra. 

“No ano de 2019 o município de Nova Russas recebeu 480 caprinos de raças leiteiras, que foram distribuídos entre os 30 produtores contemplados, sendo 15 matrizes e um reprodutor para cada agricultor”, disse o secretário Washington Tavares em entrevista concedida aos Blogs e Portais da Região do Sertão de Crateús.  

O programa 

Executado com investimentos de 5,8 milhões pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o Programa de Caprinocultura Leiteira está em sua segunda fase, que compreende o repasse de matrizes caprinas fêmeas pelas famílias beneficiadas na primeira fase. 

Quem está à frente do programa na SDA é a Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), que trabalha junto a agricultores familiares em municípios das regiões do Cariri, Inhamuns e Sertão de Crateús. E o cadastro é realizado com apoio do comitê gestor do projeto nos municípios, que tem a participação do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Ematerce, Prefeitura Municipal e pastorais sociais.

O que exige o programa? 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) exige que após dois anos de projeto, cada produtor fique com a obrigação de repassar 7 cabras a outro produtor para dar continuidade ao projeto. 

“Essa ação já foi realizada em parte contemplando mais 6 novos produtores, chegando em um total de 36 beneficiários dentro de Nova Russas com esse projeto”, lembra o secretário de Agricultura do Município, Washington Tavares, acrescentando: “seguimos firmes para que novos produtores sejam comtemplados nos próximos meses”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem