Banco Central informa que 38 milhões de brasileiros têm valores esquecidos para receber; veja como consultar


Foto: Arquivo EBC 


O Banco Central (BC) retomou na última terça-feira (28 de fevereiro) a consulta dos cidadãos ao que se convencionou chamar de 'dinheiro esquecido'. De acordo com o BC, atualmente estima-se que 38 milhões de pessoas físicas, e 2 milhões de empresas, tenham valores esquecidos e que poderão ser consultados e posteriormente sacados. Ainda segundo a instituição, esse conjunto significa um montante de R$6 bilhões.

O dinheiro esquecido diz respeito a situações em que contas do tipo poupança ou concorrente que foram encerradas, porém, ainda dispondo de saldo remanescente. Além de contextos em que a instituição bancária tenha firmado acordo para devolver o valor refere a tarifas indevidamente cobradas, sobras líquidas de beneficiários. Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados também estão nesta lista.

Como consultar

Para saber se você dispõe de valores esquecidos a receber, basta acessar o site Valores a Receber, que é integralmente mantido pelo Banco Central. Ao acessar o site, o cidadão deverá informar os dados solicitados, normalmente CPF e data de nascimento, em seguida é só aguardar o resultado. Caso haja algum valor a ser pago, o sistema irá proceder a confirmação dos dados e apontar quando será possível realizar o resgate do montante. Lembra-se que para fazer o saque dos valores é necessário ter conta ativa no sistema Gov.br, plataforma de serviços digitais do Governo Federal.

Importante ponderar que herdeiros também poderão realizar a consulta e resgatar o benefício, caso ele exista. Nestes casos é essencial ter em mãos todos os dados do titular inicial, pois eles serão utilizados durante o processo de comprovação das informações.

Por Paulo Junior/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem