Starbucks Brasil anuncia expansão para três novos estados em 2023




São Paulo, 14 de fevereiro de 2023 – A Starbucks Brasil, através de sua operadora licenciada local, a SouthRock, anunciou hoje a expansão da marca para três novas regiões brasileiras em 2023. As lojas estarão localizadas em Fortaleza (Ceará), Goiânia e Alexânia (Goiás) e em Recife (Pernambuco). Com a chegada nesses mercados, a Starbucks deverá gerar mais de 140 empregos diretos e marcará a sua presença em 11 estados do Brasil, incluindo a Bahia (Salvador), anunciado no final de 2022 com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2023.

“Estamos muito felizes em levar a Experiência Starbucks para perto de mais clientes brasileiros, confiantes de que nossas lojas se tornarão pontos de encontro para as pessoas se conectarem com a família e amigos através do café”, comenta Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil. “Essas inaugurações são, sem dúvida, um marco para a Starbucks no Brasil, dando continuidade ao nosso compromisso em expandir a nossa presença no mercado nacional, gerando empregos e reafirmando nossa missão de inspirar e nutrir o espírito humano, uma pessoa, uma xícara e uma comunidade de cada vez, impactando positivamente as comunidades que servimos ", completa.

Em Goiás, a primeira loja da Starbucks inaugurou no dia 10 de fevereiro, na cidade de Alexânia, no Outlet Premium Brasília e, em breve, será inaugurada mais uma unidade no Flamboyant Shopping (piso um) na capital Goiânia. Já em Fortaleza (Ceará), a loja será localizada no piso térreo do Shopping Iguatemi Bosque Fortaleza. Em Recife (Pernambuco), a primeira unidade está em negociações locais e será anunciada em breve. Para dar continuidade na missão e impacto da marca na região, a Starbucks está avaliando ativamente outros locais potenciais para mais lojas nas três cidades.

As novas lojas contarão com ambientes aconchegantes e confortáveis para que os clientes possam desfrutar de cafés arábica de alta qualidade, do Brasil e do mundo, além de bebidas artesanais preparadas pelos baristas, de acordo com as preferências de cada cliente. As opções do menu vão desde o Starbucks® Brasil Blend – um café exclusivo feito com grãos 100% brasileiros das regiões de Minas Gerais, São Paulo e Bahia – até produtos especialmente pensados para os consumidores brasileiros, como o Starbucks Brigadeiro Frappuccino®, bem como a receita exclusiva do tradicional Pão de Queijo, um dos itens mais pedidos.

Os clientes dos novos estados também terão acesso ao programa de fidelidade Starbucks Rewards™, que oferece benefícios exclusivos para seus membros. Fazendo parte do programa, a cada R$3,50 gastos, o cliente receberá uma estrela para juntar e trocar por itens da loja. Por meio do aplicativo, também é possível antecipar pedidos e personalizar bebidas.


IMPACTANDO POSITIVAMENTE AS COMUNIDADES

Com a chegada da Starbucks aos estados de Goiás, Pernambuco e Ceará, mais de 140 empregos serão gerados, muitos deles sem necessidade de experiência prévia. A marca abrirá Centros de Treinamento Starbucks em todos os novos mercados, onde realizará programas de capacitação que abrangem certificações de barista, práticas de atendimento, rotinas operacionais e cursos sobre a indústria do café, qualidade e segurança alimentar.

Para os partners (como são chamados os colaboradores) dos novos estados, a marca também leva o projeto “Eu Sou”, que oferece apoio legal e psicológico a partners trans e travestis para retificarem seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, em 2020, o projeto já transformou a vida de mais de 70 pessoas no Brasil, apoiando colaboradores das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras. A edição de 2023 registrou recorde de partners inscritos, de todos os estados brasileiros em que a Starbucks está presente atualmente.

A Starbucks Brasil também leva consigo suas iniciativas voltadas à população local, como Caramel Day (data em que o lucro líquido da venda de bebidas de Caramelo é revertido em doação para a Fundação Gol de Letra), Pride (celebrado anualmente em junho, no mês do Orgulho LGBTQIAP+ a Starbucks promove ações em parceria com ONGs, como a doação do lucro líquido do Pride Frappuccino®) e Mês Global do Bem (iniciativa global de incentivo ao trabalho comunitário). Além disso, a marca também espera se conectar com ONGs que partilhem dos mesmos valores nos novos estados, com o objetivo de ampliar o engajamento local e o trabalho comunitário. Ao longo dos 16 anos no Brasil, a Starbucks já trabalhou com mais de 100 ONGs e instituições no país, em diversos estados onde está presente, causando um impacto significativo na vida de partners e clientes dessas regiões.


STARBUCKS NO BRASIL

A primeira loja da Starbucks no Brasil foi aberta em 2006 no Morumbi Shopping, em São Paulo, e, em 2008, a Starbucks inaugurou sua primeira loja no Rio de Janeiro. Em 2018, a marca celebrou um contrato de licenciamento com a SouthRock para operar as unidades de varejo Starbucks no Brasil, tornando a SouthRock a operadora local licenciada da marca em todo o país.

Em 2019, após 11 anos atuando exclusivamente em São Paulo e Rio de Janeiro, a Starbucks ampliou sua presença no país e inaugurou suas primeiras lojas na região Sul, em Santa Catarina. Em dezembro de 2020, a expansão continuou, e a Starbucks iniciou sua operação em Brasília. Em 2021, a marca chegou em mais três mercados, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Até fevereiro de 2023, a marca está presente em sete estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília-DF e Minas Gerais), e já anunciou a sua chegada na região Nordeste, a começar pela Bahia, com inauguração da primeira loja prevista para março de 2023.

Sobre a SouthRock

Operadora licenciada das marcas Starbucks, TGI Fridays e Subway no Brasil, a SouthRock foi fundada em 2015 com o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio multimarcas (nacional e internacional) de Alimentos e Bebidas no mercado brasileiro. 

A SouthRock está comprometida em desenvolver uma forte cultura corporativa de empreendedorismo inclusivo com seus partners (como os colaboradores são chamados), enquanto expande marcas globais e locais que se conectam com sua missão e valores.Em 2017, a SouthRock passou a operar lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio do B.A.R. (Brazil Airport Restaurants), que atua exclusivamente nos aeroportos mais importantes do Brasil, levando essa diversidade de marcas para consumidores, viajantes e turistas. Em 2018, a empresa assinou um contrato de licenciamento exclusivo com as marcas Starbucks e TGI Fridays, que lhes concedeu direitos exclusivos para operar essas marcas em todo o país (modelo 'Master Licensee' praticado globalmente por essas marcas). 

O processo de expansão das lojas Starbucks no Brasil começou em 2019 e, hoje, a marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A marca TGI Fridays, por sua vez, está operando e se expandindo no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. 

A empresa fundou o SouthRock Lab, seu braço digital, com o objetivo de desenvolver tecnologias para reforçar, aprimorar e integrar experiências físicas e digitais, e promover interações entre clientes e suas marcas. Wahalla, uma empresa SouthRock Lab, fornece serviços de plataforma digital e tecnologia para os principais varejistas globais, incluindo a Eataly. E mais recentemente, em maio de 2022, a SouthRock assinou um contrato de master franqueador da Subway no Brasil, com o objetivo de expandir a marca em todo o território nacional e aprimorar a experiência de seus consumidores.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem