Ex-secretário de prefeitura é suspeito de desviar quase R$ 500 mil no Piauí

Foto: João Rodrigues


O Distrito Policial de Picos, responsável pela cidade de Santana do Piauí, investiga um desvio de R$498.900,00 das contas da Prefeitura do município. Um funcionário público é apontado como principal suspeito.

De acordo com o delegado Petrônio Henrique, em entrevista para o Jornal Meio Norte, a denúncia foi realizada pela própria prefeita da cidade, Maria Teresa (PP), após a equipe de contabilidade da prefeitura ter identificado irregularidades em pagamentos.

“Após algumas trocas de informações, constataram que havia sido feita uma transferência indevida. A pessoa que fez essas transferências transferiu diretamente da conta titular da prefeitura, que tinha na Caixa Econômica, para contas dela mesmo, contas pessoais. Para tentar disfarçar, a pessoa usou de notas fiscais e extratos falsos”, informou.

Ainda segundo o delegado, as movimentações indevidas iniciaram em dezembro de 2022 até o mês de fevereiro de 2023, sendo identificadas pelo escritório de contabilidade, onde iniciaram a investigações.

Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do município informou que as notas fiscais haviam sido repassadas por um tesoureiro e que as transferências foram consultadas pessoalmente pela prefeita em uma agência da Caixa Econômica. Ainda segundo a assessoria, o servidor foi imediatamente exonerado do cargo, no mesmo dia da constatação das transferências.

“Todas as contas foram bloqueadas pela Prefeitura. Foram trocadas todas as senhas e a prefeita fez uma representação para o Distrito Polícial de Picos, responsável pelo município de Santana, que é o Dr.Petrônio, que já abriu um inquérito. Já ouviu a prefeita, já ouviu ele e as investigações tendo prosseguimento”, informou.

Prefeitura emite nota

Como já adiantado pela assessoria jurídica ao MeioNorte.com, a prefeitura de Santana do Piauí confirmou, por meio de nota, a exoneração do servidor público investigado sobre o desvio. Na nota, a gestão explica que o desligamento do servidor se deu após a suspeita de possíveis atos ilícitos que ocasionaram dano ao erário municipal.

Confira a nota na íntegra:
Com Jornal Meio Norte

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem