27º Encontro dos Profetas da Chuva: Sábios preveem bom inverno para 2023



Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Anualmente, mulheres e homens donos de saberes ancestrais que leem sinais da natureza para identificar o prognóstico do inverno, se reúnem em Quixadá, no Encontro dos Profetas da Chuva. Nesta, que já é a 27º edição do evento, a previsão é de um bom inverno em 2023, com chuvas mais intensas a partir do mês de março.

Cerca de 30 profetas já profetizam que já em fevereiro o Ceará contará com boas chuvas e devem durar até julho, o que é atípico, pois a quadra invernosa oficialmente é considerada até o mês de maio. Porém, três dos profetas presentes no encontro, não concordaram com os demais e afirmaram que, apesar deste ano contar com algumas chuvas, a intensidade é média ou baixa.

No encontro, como marca da valorização desses guardiões, a Secretaria de Cultura do Estado inaugurou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Quixadá, o "Jardim dos Profetas", espaço dedicado à memória desses sábios e dos que já faleceram.

No local, foram plantadas mudas plantas que foram batizadas com os nomes de diversos profetas. A secretária de Cultura do Estado, Luiza Cela, observou a importância de valorizar essa tradição antiga e de reverenciar a memória nativa do sertão.

"A importância desse evento é valorizar nossos guardiões e guardiãs da cultura, e promover um encontro para que eles possam trocar experiências", ressaltou.

O secretário da Cultura de Quixadá e um dos idealizadores do jardim dos profetas, Clébio Ribeiro, falou sobre o quanto é significativo para a região esse símbolo.

"Através dele [do jardim] a gente preserva essa memória desses mestres e mestras da Cultura popular que a gente chama carinhosamente de profetas da chuva. As plantas significam esse renascimento, esse ressurgimento, a continuidade da existência desses profetas que amam a terra e voltam pra terra em forma de planta", destacou.

O encontro dos profetas da chuva segue até junho e marca o início do ano cultural na região do Sertão Central do Ceará. Além de Quixadá, o encontro vem sendo realizado em outros municípios cearenses desde 2004.

Com Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem