Policia Civil prende falso missionário que cometia crimes de extorsão e estupro virtual no Ceará



A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29), a “Operação Matheus 7:15” com o objetivo de cumprir um mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 22 anos, que utilizava contas de perfis falsos em nome de dois missionários da Região do Cariri. Entre os crimes investigados estão extorsões e estupro virtual.

A prisão ocorreu no município de Barbalha, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Os mandados são oriundos de uma investigação conduzida pela Delegacia Regional de Quixadá. O caso é apurado desde o último mês de agosto.

A delegada Brunella Araújo, responsável pelas investigações, falou sobre a operação que resultou na prisão do homem que se passava por um missionário. Ela explicou como o homem agia. “Hoje deflagramos esta operação que visa coibir crimes cibernéticos, que resultou na prisão preventiva de um homem de 22 anos. O alvo, que foi capturado em Barbalha, criava contas fakes nas redes sociais, onde atraía suas vítimas se passando por um missionário religioso. Nas abordagem ele informava para elas que recebia revelações proféticas. Na ocasião, se aproveitando da boa fé delas, solicitava dinheiro ou chegava a realizar ligações por videochamada e coibia as vítimas para praticar atos libidinosos, alegando ele que isso fazia parte da prática religiosa”, explicou ela.

Na residência do suspeito foram apreendidos aparelhos eletrônicos, imagens sacras, chips telefônicos e diversos materiais utilizados nos crimes que ocorriam no meio cibernético. Já na tarde desta quinta-feira (29), os dois missionários – que o suspeito utilizava a imagem de forma indevida – prestaram depoimentos. As investigações continuam no sentido de identificar outras vítimas do suspeito.

O nome da operação faz menção à passagem bíblica que versa sobre os falsos profetas, que utilizam da fé das pessoas para enganá-las. Está na Bíblia, em Mateus 7:15, “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”.

Com SSPDS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem