Lula decide e Camilo Santana será confirmado no MEC

Foto: Instituto Lula


Depois de muita especulação sobre quem comandaria o Ministério da Educação no terceiro governo Lula (PT), o presidente eleito aparentemente tomou uma decisão final. Em reunião realizada nessa segunda-feira (19) - em Brasília - Lula discutiu a questão com o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e com a atual gestora, Izolda Cela (sem partido), ambos cotados para vaga, e definiu Santana como futuro Ministro da Educação. Izolda, que deixa o Palácio da Abolição em 1° de janeiro, será Secretária Nacional de Educação Básica. O encontro que encaminhou o posicionamento também contou com a participação do próximo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e do governador cearense eleito, Elmano de Freitas (PT).

Salienta-se que o nome de Izolda era inicialmente o mais cotado para o posto de ministra, porém, a bancada petista na Câmara ofereceu forte resistência à sua indicação. A justificativa dos parlamentares era de que a governadora tinha fortes ligações com o setor privado de educação, vínculo mal visto pelos deputados. Como solução mais rápida, o presidente eleito recorreu a Camilo, que ainda tentou emplacar Izolda, mas, teve que ceder e aceitou o cargo.

A articulação em favor de Izolda também considerava o quadro político do Congresso Nacional, que teve um número considerável de bolsonaristas eleitos. Assim, havia uma avaliação de que era importante manter nas casas parlamentares políticos com mais vivência, a fim de que as discussões não desfavorecessem o futuro governo. Contudo, a pressão da bancada federal do partido foi significativa e Lula optou por Camilo, que também foi eleito senador em outubro.

Com a ida do ex-governador para o MEC, quem deve assumir o mandato de senador é a 1° suplente de Santana, Augusta Brito.

Por Paulo Junior/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem