Catunda poderá perder R$ 300 mil por mês se não atingir expectativa no censo; outros municípios podem ser afetados

 

O coordenador em Crateús do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Valdeci Lira, ressaltou em entrevista nesta quinta-feira (10) ao repórter Nathan Loiola, que caso a população não colabore com recenseadores que estão em campo realizando o censo censitário 2022, municípios poderão perder recursos federais e impactar negativamente em ações de políticas públicas, como por exemplo o município de Catunda, que pode chegar a perder cerca de R$ 300 mil reais por mês. 

A chance disso acontecer, conforme o coordenador, é mínima se a população colaborar e não omitir informações para o censo que acontece desde o mês de agosto, faltando poucos dias para a conclusão.

 Porém equipes de recenseadores encontram dificuldades não só em Catunda mas em todos os municípios da região, pois os habitantes temem perder benefícios financeiros de políticas públicas municipais e federais ao responder os questionamentos de levantamento populacional. Enquanto isso, o IBGE procura incentivar gestores municipais que colaborem incentivando a população a responder os questionamentos, os quais não impactarão em seus benefícios. 

Um dos municípios mais afetados, conforme Lira, é Catunda, que no censo de 2010 alcançou 9.952 habitantes, entretanto, encontra-se em dificuldade para chegar ao mesmo número, atingindo atualmente 8.800 habitantes, faltando poucos dias para conclusão do levantamento populacional. 

A situação preocupa também em municípios como Tamboril, pois já foram encontrados 23 mil habitantes, porém a expectativa é de 26 mil; Independência, que tem estimativa de serem encontrados 26 mil habitantes, porém só foram encontrados 22 mil; Nova Russas, que tem expectativa de alcançar 32 mil habitantes, porém apenas 28 mil foram encontrados e Novo Oriente, que tem população estimada em 28 mil, porém foram encontrados 27 mil. Estes seriam os municípios em situações mais críticas, conforme Lira. 

CRATEÚS

Em Crateús, a expectativa é de que o município alcance 75 mil habitantes, e 72 mil já foram recenseados, com aumento de cerca de 2 mil casas no município em comparação com o ano de 2010, quando o município atingiu 72.812 habitantes. No censo do ano 2000, Crateús registrou 70.898 habitantes. 

Confira informações com Valdeci Lira no vídeo:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem