Câncer de mama – prevenção e apoio



“A angústia é pior do que o tratamento”, diz Sandra, que foi diagnosticada com câncer de mama. Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que haverá mais de 60 mil novos casos no país. Diante disso, dois fatores são essenciais: prevenção e apoio emocional.

Prevenção

Especialistas afirmam que apenas 10% dos casos de câncer de mama são hereditários. Isso significa que 90% das mulheres desenvolvem a doença por outros motivos – alguns deles relacionados com hábitos do dia a dia. Sim, o seu estilo de vida contribui para a prevenção:

· Tenha moderação ao comer e beber.

Comer e beber demais está relacionado com o aparecimento de diversas disfunções no organismo – inclusive o câncer.

· Seja fisicamente ativa.

Um estudo relacionou o excesso de peso com a produção anormal de hormônios que podem resultar no aparecimento de diversos tipos de câncer.

· Não polua seu corpo.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, fumar “causa doenças, deficiências e prejudica quase todos os órgãos do corpo”.

Apoio emocional

Quando ocorre o diagnóstico da doença, é natural surgirem sentimentos de ansiedade e medo. O que fazer para ajudar?

Uma mensagem de texto, um telefonema, um cartão ou uma breve visita pode animar muito. Evite falar de casos de pessoas que morreram de câncer. Transmita pensamentos positivos e, sempre que possível, trate o assunto com leveza. Sandra, já citada, comenta como o apoio de seu marido a ajudou quando efeitos do tratamento ficaram evidentes: “Olhamos juntos no espelho. Vi a expressão de Joe, e estava tudo bem.”

Para saber mais, acesse o site jw.org e leia o artigo “Câncer de mama — perspectivas e tratamentos”, com dicas sobre como agir no caso de um diagnóstico de câncer de mama, o que falar com o médico, como lidar com efeitos colaterais e o valor do apoio emocional na recuperação.

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: José Haroldo Claudino de França
Contato: haroldofranca@hotmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem