Estudantes de Química do IFCE de Crateús representam o Brasil em eventos internacionais



Dois projetos de estudantes do curso de Química do IFCE campus de Crateús foram premiados na Expo Nacional MILSET Brasil, evento internacional realizado em Fortaleza em maio de 2022. Os estudantes disputaram com competidores de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina. A premiação habilita os projetos para participação em eventos internacionais.

O projeto “Aquasolis: Sistema Solar de Purificação de Águas” obteve o 2º lugar no segmento Meio Ambiente e foi credenciado para participar do Genius Olympiad, evento internacional que ocorre em Nova Iorque, previsto para junho de 2023. O projeto foi apresentado pela estudante Maria Clara Moreira Bonfim, do terceiro ano do curso técnico em Química. “Esse projeto abriu portas que eu nunca imaginei, oportunidades que eu via tão longe, que eu pensei que eu só pudesse alcançar depois da graduação”, conta Maria Clara.

Já o projeto “Uso de quitosana como biocoagulante para o tratamento de águas de alta turbidez” obteve o 3º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e foi credenciado para participar do Foro Internacional de Ciencia e Ingeniería, marcado para outubro deste ano no Chile. O projeto foi apresentado por Pedro Henrique de Sousa Lima, também estudante do terceiro ano do curso de Química do IFCE. O jovem pesquisador destaca os benefícios da pesquisa em sua vida: “Meu conhecimento foi expandido, meu pensamento se abriu bastante. O projeto me ajudou a me preparar principalmente para a vida científica, que é onde eu pretendo continuar, na área da pesquisa, pois pretendo fazer bacharelado em Química”.

Os dois projetos também foram habilitados a participar do MILSET América Latina, que ocorrerá de 2 a 6 de novembro na Argentina. A orientação das equipes é realizada pelo professor Raimundo Nonato Lima Júnior, que coordena o curso técnico em Química do IFCE campus Crateús. “Além da troca de saberes, os estudantes puderam perceber que as pesquisas feitas aqui no interior do Ceará são tão boas quanto as realizadas em outras partes do Brasil e da América Latina”, avalia o professor. A intenção, segundo o docente, é a de colocar o IFCE campus de Crateús como destaque nacional em pesquisa na Educação Básica. “A participação e premiação em eventos internacionais sediados no Brasil é um grande passo para alcançarmos esse objetivo. Esperamos que outras conquistas como esta sejam alcançadas nos próximos anos”, planeja.

Com Felipe Lima/Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem