Jiboia de cerca de 3 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares no interior do Ceará



Jiboia de cerca de 3 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares. A cobra foi resgatada no Sítio Catolé, no Distrito de Marrocos, zona rural de Juazeiro do Norte.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), composta pelo subtenene Pereira, soldado Erivan, soldado Helton e soldado Lucas, resgatou uma cobra Jiboia de aproximadamente 3 metros de comprimento, por volta das 16h30 dessa segunda-feira (23).

Segundo os moradores da localidade, o animal se encontrava entre um colégio e umas resicências.

O resgate

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) de Juazeiro do Norte acionou os bombeiros militares da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/5ºBBM). Imediatamente a guarnição de busca e salvamento se deslocou até o local informado para resgatar a cobra Jiboia.

Assim como, para o resgate da Jiboia foi utilizado uma pinça longa para réptil e luvas de proteção. O animal não apresentou nenhum ferimento aparente. Como também, posteriormente o animal foi entregue no Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) que se localiza no Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte.

Prevenção

A princípio, o Corpo de Bombeiros do Ceará, recomenda à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras.

A Jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico: Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso País, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Em suma, a Jiboia resgatada mediu aproximadamente 3 metros de comprimento e pesava cerca de 15 quilogramas.

Balanço

Em síntese, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais resgatados.

Com Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem