Crateús registra tremor de baixa intensidade na zona rural

Na segunda-feira (11), dois tremores foram registrados no estado do Ceará. O primeiro deles, de magnitude preliminar 1.6 na escala richter, ocorreu no município de Crateús, às 04h20, hora local.

O sistema não disponibiliza informações sobre quais localidades da zona rural do município o tremor foi sentido, entretanto, o ponto indicado fica nas proximidades com a divisa com o município de Novo Oriente, e com o estado do Piauí.

Já o segundo ocorreu no município de Jaguaretama às 03h09 e teve sua magnitude preliminar calculada em 1.2 mR. Os dados são Laboratório Sismológico da UFRN, disponibilizado em sua plataforma online.

“Não temos muitos tremores de terra nessa região, mas são comuns as evidências dos mesmos em diversas áreas do Nordeste. Foi de intensidade baixa”, confirmou o geofísico Eduardo Menezes, do LabSis da UFRN.

O LabSis é integrado à Rede Sismográfica do Nordeste, que alimenta o banco de dados para Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). No Ceará, o LabSis mantém dez estações de monitoramento.

Assim como em outras ocasiões, o Laboratório Sismológico mantém contato constante com a Defesa Civil do Ceará e também com os representantes municipais. O LabSis segue monitorando toda e qualquer atividade sísmica na região Nordeste do país em tempo real.

Nathan Loiola, com O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem