A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou na manhã deste sábado (28/03) que foi registrada no Piauí a primeira morte por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) liberou os exames do prefeito de São José do Divino/PI, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus.
O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu.
Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.
Em vídeo divulgado na manhã deste sábado (28), o governador Wellington Dias lamentou a morte do prefeito e detalhou as ações adotadas pela secretaria de Saúde, para o monitoramento e isolamento de pessoas que tiveram contato com Antônio Felícia.
“Ele, pelo que já foi verificado, provavelmente ele pegou o vírus de uma outra pessoa de Parnaíba, que também deu confirmação positiva, que está hospitalizado, sob os cuidados médicos. E agora, nós estamos desde a última sexta-feira trabalhando o mapa de todas as pessoas que tiveram contato com os dois. O objetivo agora é mapear todo o histórico desta situação”, diz Wellington.
Informou ainda que os testes rápidos comprados da China, que devem chegar hoje ao estado, sejam prioritariamente destinados à região Norte, nas cidades por onde o prefeito passou nos últimos dias e às pessoas com quem teve contato.
Onze casos confirmados
Segundo Wellington, onze casos da doença já foram confirmados no Piauí.
Segundo o boletim divulgado pela Sesapi neste sábado (28/03), o Piauí possui 199 casos suspeitos (46,1%) e 221 casos descartados (51, 1%).
180Graus