Presidente do TJCE visita Crateús, anuncia investimentos e recebe homenagem da Câmara

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, anunciou, nesta sexta-feira (23/08), o investimento de R$ 6,3 milhões para 9ª Zona Judiciária durante visita ao Fórum da Comarca de Crateús (sede regional). Os recursos, do programa “+Interior”, serão destinados a infraestrutura e tecnologia e beneficiarão 13 comarcas.

Na ocasião, o desembargador conversou com magistrados e servidores da região sobre os projetos que estão sendo levados às unidades judiciárias para aperfeiçoar as condições de trabalho e aumentar a produtividade. O presidente falou ainda sobre programa “Servidor +”, que objetiva valorizar todos os colaboradores da Justiça.

“Ouvimos todos os questionamentos, tiramos todas as dúvidas, inclusive sossegamos as inquietações dos servidores porque, por mais que já se tenha dito que não haverá remoções compulsórias, sempre há aquele temor. Reafirmamos que ninguém será removido compulsoriamente, o teletrabalho permite isso, que o servidor fique na residência dele, ainda que porventura a unidade onde ele trabalha seja vinculada a outra”, explicou.

Servidor há 23 anos, Marcos Pimentel é analista do Juizado Especial Cível e Criminal de Crateús e destacou a importância da visita. “É muito importante o presidente do Tribunal de Justiça vir conversar diretamente com os servidores para ouvir as nossas expectativas. Tivemos a oportunidade de conversar pontos que discutimos antes, apresentamos solicitações e recebemos notícias favoráveis em relação ao reconhecimento do servidor do Interior.”

Com os juízes, o desembargador Washington Araújo abordou assuntos voltados a ganhos de produtividade e planos da Gestão para a região. “O encontro foi muito proveitoso, estou muito satisfeito”, ressaltou.

O diretor do Fórum de Crateús, juiz Marcos Aurélio Nogueira, também elogiou a iniciativa. “Foi muito positiva. Demonstra que a Administração está preocupada com a Justiça de 1º Grau, com o objetivo de cada vez mais ter uma produtividade maior e que o julgamento para o jurisdicionado aconteça de forma mais rápida”.

À população, o presidente afirmou que o Judiciário cearense está empenhado em oferecer o melhor serviço. “Esperem do Tribunal trabalho, planejamento e tecnologia para reduzir o acervo de processos e dar ao jurisdicionado o que ele quer: uma Justiça rápida e eficaz.”

PROGRAMA “+ INTERIOR”
Entre as melhorias do programa, estão a substituição de 40 computadores e 90 aparelhos de ar-condicionado. As Comarcas de Ipueiras e Novo Oriente receberão reforma das cobertas e modernização das instalações prediais e de acessibilidade. Também está em andamento a reforma na área de segurança, com a elevação de muros e instalação de concertina nas dependências do Fórum de Novo Oriente. Já a Comarca de Santa Quitéria receberá novo prédio.

Em relação à expansão do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), as Comarcas de Crateús, Independência, Novo Oriente e Tamboril já contam com o processo eletrônico. De acordo com cronograma da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), até 20 de setembro deste ano toda a região estará funcionando eletronicamente. As unidades contam ainda com estrutura para a realização de audiências por videoconferência.

Além de Crateús, Ipueiras, Novo Oriente, Santa Quitéria e Tamboril, integram a 9ª Zona Judiciária as comarcas de Hidrolândia, Independência, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Ararendá, Ipaporanga, Poranga e Catunda.

Ao todo, o “+ Interior” investirá mais de R$ 30 milhões nas comarcas interioranas. Esta é a terceira de oito visitas que o presidente do TJCE pretende fazer ao Interior até o final de 2019. Antes já haviam sido visitadas Iguatu, sede da 2ª Zona, e Quixadá, sede da 3ª Zona. Até o fim da Gestão, todas as 14 Zonas Judiciárias do Ceará receberão visitas. A iniciativa integra o Plano Estratégico da atual Administração.

TÍTULO DE CIDADÃO CRATEUENSE
Após reunião no Fórum de Crateús, o presidente do TJCE foi ao Teatro Rosa Moraes, no Centro da cidade, onde recebeu o título de Cidadão Crateuense. A comenda foi outorgada pela Câmara Municipal de Crateús.

O presidente da Câmara, vereador Manuel Conegundes Soares, disse que a decisão de conceder a honraria foi unânime entre os integrantes do legislativo. “O desembargador Washington tem laços familiares aqui e, sem dúvida alguma, é um presidente de Tribunal que tem contribuído muito para o avanço da nossa Justiça. Agora é nosso conterrâneo.”

O magistrado, que já se considerava crateuense, agradeceu a homenagem e lembrou a relação com a cidade. “Ao mesmo tempo que enche o meu peito de honra e garbo, lançam sobre meus ombros o peso da responsabilidade de continuar o respeitado e brioso legado dos meus ancestrais. Nas tarefas que assumo, nas missões que me confiam, nas cadeiras de trabalho que ocupo, tenho sempre presente a sintonia com minhas sementes geradoras e a fidelidade às minhas matrizes originais. É com esse mesmo espírito que recebo essa distinção de hoje.”

“Tive a oportunidade de ser auspiciado com outros títulos e honrarias, nenhuma, porém, me desperta tanta gana, tanto gaudio, tanta graça e tanta gratidão. Grato sou aos representantes do povo desta terra, aos senhores vereadores de Crateús, que oficializaram essa concessão. Grato sou a cada um de vocês, mulheres e homens aqui presentes, doravante conterrâneos creteuenses, por me incluírem na lista dos membros desta tribo”, acrescentou.

O presidente encerrou seu discurso afirmando que “vou conduzir este documento pelo campanhol da minha vida como um atleta vitorioso, que exibe o laurel da mais expressiva olimpíada existencial, a olimpíada que percorre as amorosas pistas originais da alma e do coração. Muito Obrigado”.

Acompanhando o desembargador estiveram o juiz auxiliar da Presidência, Alexandre Sá; o superintendente da Área Administrativa, Luis Eduardo de Menezes; os secretários Vládia Teixeira (Gestão de Pessoas) e Moisés Costa (Administração e Infraestrutura); e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Ricardo Alexandre Costa.

Ascom TJCE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem