Alunos da UFC de Crateús tem trabalhos aprovados no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional 2019

Alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará – campus Crateús, tem trabalhos aprovados no LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2019). Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional que congrega anualmente especialistas da academia e da indústria com atuação de destaque no cenário nacional e internacional.

Os artigos aprovados são frutos dos Trabalhos de Conclusão de Curso e estudos realizados no grupo de pesquisa da UFC-Crateús, GOHaN. O grupo atua em quatro grandes áreas que definem seu nome, gerando conhecimento e formando recursos humanos com temas ligados a: Teoria dos Grafos, Otimização Combinatória, Teoria da Computação, Heurísticas e Redes de Computadores.

Os trabalhos serão apresentados no LI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, entre os dias 02 e 06 de setembro de 2019, em Limeira – SP.

Marcus Vinicius Martins Melo, concluinte do período letivo 2019.1, foi orientado pelos professores Rennan Ferreira Dantas e Luiz Alberto do Carmo Viana, e teve o trabalho “Um Algoritmo Exato para o Problema da Biclique Induzida Balanceada Máxima com Partições em Cliques e Bonecas Russas” aprovado para a seção oral do evento. Para o professor Rennan, “a pesquisa do Marcus já se iniciou desafiadora uma vez que ele estudou técnicas que geralmente não são abordadas na graduação. O objetivo era combinar essas técnicas para desenvolver um algoritmo eficiente para um problema com aplicações no nosso dia a dia como, por exemplo, o sistema de recomendações de filmes e séries utilizados por serviços de streaming. Num segundo momento, o próprio Marcus percebeu que a estratégia traçada inicialmente para abordar o problema não funcionaria. Ao invés de se abalar com a constatação, ele investigou por conta própria e encontrou uma outra técnica que, combinado com outras, conseguiu bons resultados para o problema que estudamos. Dessa forma, o Marcus encarou e superou com propriedade os desafios da pesquisa científica.”

O aluno Bruno Teixeira de Sousa, cujo trabalho “Um Modelo de Programação Inteira Aplicado ao Problema de Alocação de Salas da Universidade Federal do Ceará – Campus Crateús” aprovado para seção de pôsteres, e o aluno Paulo Henrique Sousa de Araújo, cujo trabalho “Uma abordagem Híbrida Exata-Heurística Aplicada ao Problema do Ciclo Mediano sem Restrições de Capacidade” aprovado para a seção oral do evento, foram orientados pelos professores Lisieux Marie Marinho dos Santos Andrade e Luiz Alberto do Carmo Viana. A professora Lisieux destaca que “Os trabalhos desenvolvidos apresentam elevadas contribuições. O Bruno desenvolveu uma solução para o Problema de Alocação de Salas, contextualizado às características do campus, que exigiu dele uma dedicação maior na compreensão das atividades administrativas adotadas pelas coordenações de curso e a transposição destas em um modelo matemático. Para além disto, ele aplicou um algoritmo exato para validação do modelo, construiu um gerador próprio de testes (instâncias) e desenvolveu um algoritmo heurístico para o problema. Já o Paulo abordou de forma inédita o Problema do Ciclo Mediano sem Restrições de Capacidade, aplicando um procedimento híbrido com duas técnicas da área da Pesquisa Operacional (exata e heurística), e revelou resultados promissores, uma rica investigação bibliográfica, e análise profunda dos trabalhos relevantes da literatura. Como docente fico contente com os resultados alcançados em um ano de pesquisa, isto revela o potencial do ensino e dos alunos que possuímos no Campus da UFC em Crateús”.

Para o professor Luiz Alberto, coorientador dos três trabalhos, “esse momento é uma oportunidade de muito incentivo para a pesquisa acadêmica no interior. É muito gratificante poder ajudar nossos estudantes a ingressar na pesquisa acadêmica, e poder fazer parte do momento em que celebram suas primeiras publicações. Esperamos que o êxito de nossos orientandos seja o incentivo necessário para que outros estudantes busquem pela pesquisa”.

Dificuldades para a viagem

Como o evento será realizado na cidade de Limeira, no estado de São Paulo, os estudantes organizaram um Vaquinha Online (clique aqui) para viabilizar a viagem para participação no evento.
A ‘vaquinha’ estará ativa até dia 20 de agosto.

Postar um comentário

0 Comentários