Justiça Federal bloqueia bens e afasta ex-prefeito de Tauá

A Justiça Federal da 24ª Vara deferiu Ação Popular impetrada no dia 18 de fevereiro de 2018 pedindo o afastamento e indisponibilidade de bens do então Prefeito de Tauá, Carlos Windson e sua Secretária de Educação na época, Gertudes Mota.

A ação incluiu também a Empresa Antonio Daniel Soares ME, com pedido de bloqueio dos bens e o ressarcimento aos cofres públicos da Prefeitura, do valor de R$ 1.110.345,39, referente a contração sem licitação de serviços de transporte escolar.

Despacho

Em seu despacho, o Juiz Federal Dr. João Batista Martins Prata Braga, após ouvir os denunciados e o Ministério Público Federal, que se manifestou a favor da Ação Popular, determinou a indisponibilidade dos bens dos acusados e determinou os afastamentos dos gestores Carlos Windson e Gertudes.

Ao todo, 44 veículos foram tornados indisponíveis, sendo 2 do ex-prefeito, um da ex-secretária e os demais da Empresa Antonio Daniel Soares.

O magistrado determinou a Prefeitura de Tauá a suspensão de qualquer pagamento pelo serviço de transporte escolar, além de informar o valor exato das verbas do Fundeb utilizadas no pagamento da Empresa.

O despacho fixa um prazo de 5 dias para as partes envolvidas no processo se manifestarem ou apresentarem novas provas. 

Afastamento de ex-prefeito

Carlos Windson teve o mandato cassado pela Câmara Municipal de Tauá em 12 setembro de 2018, por 11 votos a 4. Dois dias depois, conseguiu liminar no STF e reassumiu o cargo de prefeito. Em novembro passado com a cassação da liminar, o Vice-prefeito Fred Rêgo foi efetivado no cargo.

Como a Ação Popular foi protocada em fevereiro de 2018, quando ainda estava no comando da Prefeitura de Tauá, a Justiça Federal da 24ª Vara, decidiu pelo afastamento de Carlos Windson, que agora acumula duas decisões judiciais contrárias ao seu retorno ao comando do Município.

(Wilrismar Holanda)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem