Caso Ravenna:Justiça reverte guarda de criança para mãe após prisão do pai


 Ficou conhecido em Tamboril como o “Caso Ravenna” a decisão da Justiça do Ceará que reverteu a guarda da criança Helena Marques Maciel para a mãe, Ravenna Kallyne Coelho Ribeiro Marques, após o cumprimento de mandado de prisão do pai, Paulo Régis Maciel Lima, em 26 de outubro de 2025.

A decisão foi proferida em 29 de outubro de 2025 pela juíza Luzia Ponte de Almeida, da 11ª Vara de Família de Fortaleza, com base no princípio do melhor interesse da criança. A magistrada destacou que, diante da prisão do pai, não há condições para o exercício da guarda, e que o ambiente materno é seguro e protetivo.

O caso ganhou ampla repercussão regional por meio do movimento pela justiça, liderado pela vereadora Paloma Timbó, através da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Tamboril, que mobilizou apoio jurídico e social à mãe.

A defesa de Ravenna, conduzida pelos advogados Dr. Áthila Bezerra e Dra Iasmim Timbó teve papel essencial no processo. Segundo o jurista, “a decisão representa a vitória da verdade, da maternidade e da proteção da infância, demonstrando que a Justiça reconheceu o direito de uma mãe de cuidar e proteger sua filha.”

A sentença também determinou acompanhamento psicossocial do Fórum Clóvis Beviláqua, além da atuação do Conselho Tutelar e do CREAS, garantindo o bem-estar da criança.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem