Museu da Fotografia Fortaleza leva a Crateús a exposição “Além da Fé”, em parceria com o Ministério Público

O poder transformador da fé e sua força como manifestação cultural e popular ganham destaque em Crateús a partir do dia 1º de outubro, com a abertura da exposição “Além da Fé”, projeto itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará. A mostra, que segue até o final de janeiro, reúne registros fotográficos produzidos em diferentes regiões do Brasil, com ênfase no Norte e no Nordeste, e revela como a religiosidade extrapola os muros das igrejas para transformar o cotidiano das cidades.


O projeto busca valorizar expressões culturais que se tornaram parte da identidade coletiva brasileira. Festas como o Pau da Bandeira, em Barbalha, o Reisado, no Cariri, e a Lavagem das Escadarias do Bonfim, em Salvador, são exemplos de manifestações que mesclam devoção, festa e pertencimento, impactando comunidades inteiras e ultrapassando gerações.


Entre os momentos retratados, está o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, considerado uma das maiores festas religiosas do planeta. Em outubro, a cidade paraense é tomada por milhões de fiéis que acompanham a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ou “Nazinha”, em uma demonstração de fé e solidariedade que envolve até mesmo grupos de outras denominações religiosas. É a fé que rompe barreiras, une diferentes crenças e se transforma em espetáculo humano.


Inspirada por esse imaginário, a exposição convida o público a vivenciar um percurso permeado por amor, festa e devoção, como resume a própria essência da religiosidade popular brasileira. Com esse projeto, o MFF reforça sua missão de democratizar o acesso à fotografia e à cultura, levando ao interior do estado experiências que unem arte, memória e identidade.


Parceria 


Essa iniciativa integra um conjunto de ações que resultam da parceria entre o MPCE e o MFF, voltada a democratizar o acesso à cultura e ampliar o alcance da arte fotográfica em diversas regiões do Ceará. Por meio desse trabalho conjunto, exposições itinerantes percorrem as sedes das Promotorias de Justiça no interior e na capital, sempre com entrada gratuita e aberta ao público. Além das mostras, a colaboração também contempla atividades educativas, como oficinas de fotografia, estimulando a formação cultural e aproximando comunidades do universo artístico.

Serviço

Exposição “Além da Fé”

Aberto:  segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Local: Ministério Público - R. Tobias Soares Resende, 192 - Santa Luzia, Crateús.


SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA


Inaugurado em 10 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) conta com dois andares de acervo fixo e um dedicado a exposições temporárias.


Com uma equipe de mais de 40 profissionais atuando nos setores de educação, ação social, cultura e administração, o museu garante sua manutenção e realiza atividades que fortalecem a relação com a comunidade e preservam a memória de Fortaleza e do mundo. Atualmente, o museu conta com quatro programas principais,  Museu na Comunidade, Museu na Saúde, Museu Acessível e Museu Itinerante, que juntos englobam 12 projetos.


O MFF oferece cursos, oficinas e visitas guiadas, especialmente para a terceira idade, artistas, estudantes e educadores, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Cultura, Turismo e Educação.

 

Mais informações para a Imprensa:

AD2M Comunicação – www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001

Joslen Herbster – joslenherbster@ad2m.com.br  | +55 (85) 99667.4646

Aurimar Monteiro – aurimar@ad2m.com.br  | +55 (85) 98685.4322

Mauro Costa – maurocosta@ad2m.com.br | +55 (85) 98879.8474

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem