Vale do Rio Poty pode ter sido local dos primeiros brasileiros, afirma Sérgio Sacani em podcast

 

Na última quinta-feira (10/07), em debate realizado pelo canal RedCast e transmitido pelo YouTube, o influencer Monark e o pesquisador Sérgio Sacani, o “Serjão dos Foguetes”, discutiram sobre a possibilidade de conhecimentos ocultos, isto é, sobre eventualmente existirem vários ensinamentos que, intencionalmente, são repassados de maneira errônea ou incompleta para a população

O debate epistemológico enveredou pela tese lançada por Monark de que haveria um conhecimento que, com o fito de enganar e manipular as massas, não é repassado integralmente.

SacaniDoutor em Geociências pela Unicamp e conhecido divulgador científico, insatisfeito com os argumentos de Monark, apontou que não há uma constância nas ciências, tanto é assim que afirmou que estará no final deste mês no Piauí a fim de desenvolver uma pesquisa que aponta o Vale do Rio Poti como o lugar que primeiro desenvolveu seres humanos no Brasil, diferentemente das pesquisas que apontam ser a Serra da Capivara o local dos primeiros brasileiros, há cerca de 12.000 anos.

Até então, o pesquisador não havia comentado sobre tal análise: “[...] ninguém sabia que eu estava fazendo esse trabalho lá no Piauí. Agora vão saber [...]”.

As hipóteses trabalhadas por Sacani já foram apresentadas no livro “Pegadas no Sertão”, do pesquisador e professor crateuense David Sabóia, doutor em física pela UFC.

Uma vez que o Rio Poti é o responsável pelo desenvolvimento da nossa região, a pesquisa abre um leque de possibilidades que podem elevar o campo da arqueologia em nosso entorno.

Texto escrito por: Kaio Martins, Cientista Político.

Integra do debate: https://www.youtube.com/watch?v=E6QTnMvWrK4 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem