Vereadora de Reriutaba tem mandato cassado por abuso de poder econômico e compra de votos



 A 79ª Zona Eleitoral de Reriutaba acatou, nesta segunda-feira (19), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e cassou o mandato da vereadora Débora Janne da Cruz Mesquita, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Segundo a ação, dois homens — entre eles o próprio marido da então candidata — foram abordados em setembro de 2024 portando R$ 15 mil em espécie, além de material gráfico eleitoral da vereadora, incluindo santinhos e adesivos. Durante a abordagem, também foi apreendida uma agenda de propriedade de Débora Janne, contendo nomes de eleitores associados a anotações como “ajuda”, “emprego” e “cirurgia”.

Com base nos elementos apresentados, a Justiça Eleitoral decidiu pela cassação do mandato da parlamentar, determinou sua inelegibilidade pelos próximos oito anos e aplicou multa no valor de R$ 20 mil.

Além da AIJE, os envolvidos ainda respondem a uma ação penal por corrupção eleitoral, referente aos mesmos fatos investigados.

A decisão marca mais um caso de enfrentamento à prática de ilícitos eleitorais, reforçando o compromisso da Justiça e do Ministério Público com a lisura do processo democrático.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem