Chegando ao terceiro mês à frente da Prefeitura de Santa Quitéria, Joel Barroso mantém sua posição no cargo após vencer dois processos na Justiça. Além disso, conseguiu garantir sua aliada, Emanuela Barbosa, na presidência da Câmara Municipal.
A trajetória de Joel no comando do município começou em 1º de janeiro de 2024, quando seu pai, o prefeito reeleito José Braga Barroso, o Braguinha, foi impedido de tomar posse pela Polícia Federal no dia da cerimônia. Na ocasião, Joel, que havia sido reeleito vereador e escolhido presidente da Câmara Municipal, assumiu a Prefeitura conforme prevê a legislação.
Na semana passada, o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), rejeitou um pedido dos vereadores Aurismênia Chaves e Miúdo para anular a eleição da Mesa Diretora da Câmara. A decisão confirmou o que já havia sido determinado pelo juiz da Comarca, João Luiz Chaves Junior, no fim de janeiro.
Os parlamentares alegavam que Joel não poderia disputar um terceiro mandato consecutivo na presidência da Câmara, citando entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), e que o Regimento Interno da Casa teria sido violado. No entanto, com a decisão do TJCE, Joel segue no cargo sem impedimentos.
Com essa nova vitória judicial, Joel Barroso se fortalece politicamente e segue firme no comando de Santa Quitéria.