MST conquista programa Desenrola Rural para renegociação de dívidas no campo

 


Após intensas mobilizações, reuniões com Ministérios e audiências com o presidente Lula, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conquistou uma importante vitória para a agricultura familiar. Nesta terça-feira, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que cria o programa Desenrola Rural, voltado à renegociação de dívidas no campo.

O programa tem como objetivo permitir que agricultores e agricultoras inadimplentes com créditos rurais possam renegociar suas dívidas junto aos agentes financeiros, restabelecendo sua capacidade de acesso a novos financiamentos.

Além dessa conquista, o MST também negociou com o governo federal um novo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) exclusivo para famílias assentadas. O crédito será de R$ 50 mil por família e beneficiará cerca de 1 milhão de famílias em todo o país, impulsionando o desenvolvimento dos assentamentos da reforma agrária.

Com essa medida, o MST reforça sua luta pelo fortalecimento da produção no campo e pela inclusão de pequenos agricultores no sistema de crédito rural, garantindo melhores condições para o crescimento sustentável da agricultura familiar no Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem