A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (8) um homem de 57 anos, condenado por desviar mais de R$ 1 milhão do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em Crateús. O foragido foi localizado após trabalho de inteligência enquanto se deslocava com familiares em uma área turística de Fortaleza.
Condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, o ex-servidor público federal foi conduzido à sede da Polícia Federal no Ceará e, em seguida, transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Relembre o caso:
Ernando Veras Leitão, o preso, foi condenado por improbidade administrativa após desviar valores de contas judiciais ao longo de uma década. A fraude envolvia manipulação de alvarás judiciais e contas bancárias de terceiros e foi descoberta em 2010 pelo juiz do Trabalho Robério Maia de Oliveira.
Além da pena de prisão, Ernando foi condenado a devolver cerca de R$ 3,5 milhões ao erário, perdeu a função pública, teve seus direitos políticos suspensos por oito anos e seus bens bloqueados. A prisão representa o cumprimento da sentença e a concretização de anos de investigações e processos judiciais.