Os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) de Novo Oriente, Francisco Giliarde, Maria Daniela e Sabrina Loureiro, embarcaram nesta quarta-feira (20) para Brasília, representando o Ceará no Seminário Nacional de Juventudes, Meio Ambiente e Justiça Climática, que acontece de 21 a 25 de novembro.
Os jovens foram selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e representam o projeto “Viveiro Cultivando Pessoas”, uma iniciativa pioneira realizada na Unidade Prisional de Novo Oriente, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará.
O projeto capacita internos para a produção de mudas destinadas à arborização, reflorestamento e revegetação, promovendo impactos socioambientais positivos na região. O trabalho conta com a liderança de Amanda Maroana e supervisão de Siméia Matias, diretora da unidade prisional.
O programa AJA, coordenado pela SEMA, reúne 10 mil jovens cearenses em projetos de inclusão social e preservação ambiental, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a justiça climática.