Um dos grandes desafios para qualquer área sempre foi a relação da teoria, obtida na sala de aula, com a prática, desenvolvida pela aplicação diária de conhecimento. Muitos complexos conceitos são refletidos e melhor compreendidos quando trabalhados unindo a teoria com experiências práticas.
Pensando nessa perspectiva como fonte facilitadora de conhecimento, os crateuenses André Dantas e Kaio Martins, estudiosos da área do Direito, criaram um grupo de estudos para debater os conceitos das ciências jurídicas. A ideia foi prontamente aceita por outro influente atuante da área, Dr. Ademar Alencar, cuja união de escritórios permitiu a troca plural de ideias e experiências.
No encontro inaugural, o grupo contou com a participação de Inaldo Bringel, professor da Universidade Regional do Cariri e Doutor em Direito pela PUC-PR. O evento inicial focou nos temas “Direito do Consumidor” e “Responsabilidade Civil”, abordando os desafios e possibilidades desses campos. O debate contou com intervenções de estudiosos como Dra. Sara Maria, Dra. Yasmin Lavor, Dr. Lauro Brandão, Dra. Vitória Sampaio e Dra. Lidiane Duarte, promovendo uma união dos Sertões de Crateús com o Cariri cearense.
O grupo promete seguir com suas atividades, acreditando que um estudo profundo das áreas do Direito é essencial para uma compreensão mais clara do funcionamento da sociedade e dos limites de atuação do Estado em relação ao indivíduo.