Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou hoje, terça-feira (18), que não necessariamente será candidato à reeleição em 2026, mas admitiu que poderá se candidatar novamente "se for necessário". Ele fez essas afirmações durante uma entrevista à rádio CBN nesta manhã.
"Quando chegar a hora de discutir as eleições de 2026, há muitas pessoas competentes que podem ser candidatas. Eu não tenho que ser candidato", disse Lula.
"No entanto, se for necessário para evitar que os trogloditas que já governaram este país voltem ao poder, então meus 80 anos se transformarão em 40 e eu estarei pronto para ser candidato. Esta não é minha primeira opção. Vamos ter que pensar muito sobre isso", acrescentou.
Lula, que tem 78 anos, mencionou que seu estado de saúde será um fator importante para decidir sobre sua possível candidatura à reeleição.
"Eu sei que terei 80 anos. Terei que avaliar minha saúde, minha resistência física, porque tenho responsabilidades com o Brasil."
Em seguida, sem mencionar explicitamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula reafirmou que não permitirá que "este país seja governado novamente por um fascista, um negacionista, como já vimos antes".