Agentes de Saúde do Piauí são acusados de cadastrar moradores da zona rurla de Crateús em meio a disputa territorial




A guerra judicial entre os estados do Piauí e Ceará alcançaram novos patamares com a disputa territorial da saúde municipal de Buriti dos Montes e Crateús. Agentes comunitários de saúde do município piauiense estariam realizando cadastros de famílias no disputado distrito de Oiticica, localizado na zona rural de Crateús, Ceará. Esse cadastro reforçaria a posse do Piauí sobre a área, além de aumentar o percentual de famílias assistidas pelo município, o que atrairia mais verbas para a saúde do Piauí. 


De acordo com o procurador do município de Crateús, Emanoell Castro,  tentativa do governo do Piauí de cadastrar indevidamente os residentes da área do distrito de Oiticica como forma de reivindicar sua incorporação ao território piauiense é não só questionável, mas também desrespeitosa e injusta. Ele considera a medida desesperada para validar a pretensão territorial. " É fundamental ressaltar que os residentes dessa área já possuem amparo e acesso aos serviços públicos do Ceará, por meio do município de Crateús, onde estão inseridos.  Ao invés de buscar formas questionáveis de ampliar seu território, o governo do Piauí deveria concentrar seus esforços em resolver questões internas e atender às necessidades de sua própria população", afirmou. 


A presença dos profissionais de saúde piauienses nessa área contestada surge em um contexto tenso de disputa territorial, podendo fortalecer a argumentação de que os moradores do lado cearense dependem dos serviços de saúde provenientes do Piauí. Esse fato pode vir a ser um elemento adicional nos debates judiciais e um incentivo para o Supremo Tribunal Federal decidir a favor do domínio piauiense sobre a região.


No entanto, é importante ressaltar que os municípios piauienses, em particular Buriti dos Montes e municípios na divisa do Estado, desfrutam do Hospital São Lucas, considerado o maior e mais completo da região, localizado em Crateús, Ceará. Esse histórico de infraestrutura hospitalar na área pode complicar ainda mais a resolução do litígio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem