Prefeitura de Crateús lança campanha de testagem de Calazar



Acontece nos dias 11 e 12 de janeiro (quinta e sexta-feira) a Campanha de Testagem de Calazar da Prefeitura de Crateús, na Pestalozzi, das 8h às 11h. Podem ser testados animais a partir de 4 meses de idade, mesmo doentes ou fêmeas gestantes. O tutor deve ser maior de idade ou estar com um responsável maior de 18 anos no momento da coleta. 

A Leishmaniose Visceral (Calazar) é uma doença causada por um protozoário (parasita unicelular) denominado Leishmania, que necessita de um inseto (vetor) e de um animal vertebrado (reservatório) para completar o seu ciclo. O cão é o principal reservatório da leishmaniose no ambiente urbano. A transmissão da leishmaniose ocorre somente por meio da picada de um inseto “flebotomíneo” (vetor), que vive em locais ricos em matéria orgânica em decomposição, com presença de umidade, ausência de movimentação de ar e ausência parcial ou total de luz.

Não ocorre transmissão direta da doença de homem para homem, do animal ao homem e, nem de um animal a outro animal. O período de incubação (tempo decorrido entre a exposição à leishmania e o início dos sintomas) é de dez dias a dois anos (média de dois meses).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem