Prefeito Salomão recebe a Constituição Federal traduzida para a língua Tupy Nheengatu



O prefeito Salomão recebeu a Constituição Federal traduzida para a língua Tupy Nheengatu em uma solenidade na manhã desta sexta-feira, 05/01, na Quadra do Passeio Público Prefeito José Araújo Souto. A tradução foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça e o evento contou com a presença de líderes do Movimento Potygatapuia, representantes do Ministério Público Federal, do MST, do Governo do Estado do Ceará, da 13º CREDE em Crateús, e do Coordenador da FUNAI no Ceará, Tiago Anacê.

Monsenhor Tabosa tem uma população de mais de 28% de indígenas  e é o 2º município brasileiro a ter constituição traduzida nessa língua indígena, o Primeiro município foi São Gabriel da Cachoeira no Estado de Manaus. A língua Tupy Nheengatu foi reconhecida como língua cooficial do município de Monsenhor Tabosa através da Lei Municipal nº 13, de 03 de maio de 2021. 

Além disso, a Lei Municipal nº 28, de 20 de outubro de 2021, instituiu a Semana Municipal dos Povos Originários, e a Lei Municipal nº 99, de 23 de abril de 2023, instituiu o dia 19 de abril como feriado municipal em homenagem ao Dia Tradicional dos Povos Indígenas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem