Crateús ganha o primeiro núcleo formativo de educação bilíngue de surdos do Ceará

Professores Pesquisadores e Intérpretes de Crateús aprovaram um projeto de pesquisa para a construção de primeiro Núcleo Formativo de Educação Bilíngue da cidade. O projeto foi o único aprovado na região dos Sertões de Crateús, contemplado pelo edital Pró-Humanidades da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que financia projetos de até 100 mil reais.

A proposta é coordenada pela Professora Dra. Shirliane de Araújo Sousa (NAAI FAEC/UECE), juntamente com as pesquisadoras e Intérpretes de Libras: Márcia Alexandre e Neila Marques; e conta ainda com uma equipe multidisciplinar de professores pesquisadores das três Instituições de Ensino Superior públicas de Crateús (FAEC/UECE, UFC e IFCE) e escolas da educação básica (EEMTI Lourenço Filho e EEMTI Lions Club), tornando a proposta um projeto Interinstitucional.

O Núcleo atuará na difusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais), promoção da Educação Bilíngue com ênfase na educação básica e com ações para a Educação Superior e ainda contribuirá com a formação continuada para Intérpretes e Professores de Libras que atuam na educação de surdos no município de Crateús. O projeto objetiva fortalecer o ensino da Libras em escolas e universidades e oferecer bolsas de estudo para alunos surdos como incentivo a pesquisa e ao ingresso e permanência dessa comunidade no Ensino Superior.

O Núcleo Educação Bilíngue dos Sertões de Crateús conta com a parceria dos seguintes Professores Pesquisadores e Intérpretes de Libras:

Profa. Dra. Diná Souza (FECLI-UECE); Prof. Dr. Jones Baroni (FAEC-UECE); Prof. Me. Wadan Cavalcante (UECE -FAEC); Professor Dr. Wellington Franco (UFC); Prof. Dr. Sandro Vagner de Lima (UFC), Profa. Dra. Janaína Leitinho (UFC); Prof. Dr. Alexsandro Macedo Saraiva (FAEC/UECE); Profa. Dra. Bárbara Zeferino Professora (FAEC/UECE); Profa. Jaqueline Pimentel (FAEC-UECE); Profa. Me. Cibelle Eurídice (IFCE-CRATEÚS); Intérprete Maria Coelho (IFCE); Prof. Esp. João Alfredo Menezes Torres (EEMTI Lourenço Filho); Prof. Esp. Adriane Macedo (EEMTI Lions Club); Prof Thiago Saraiva Gomes (EEMTI Lourenço Filho) Prof. Zilmar Souza (EEMTI Lourenço Filho); Intérprete Raimundo Ayala (FAEC-UECE); Intérprete Disterro Barbosa (EEMTI Lourenço Filho); Intérprete Waetan Oliveira (EEMTI Lourenço Filho).

Essa proposta é inovadora e a primeira do Ceará, possibilitando, além da inclusão, a possibilidade de ampliação de conhecimento acerca da educação bilíngue no estado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem