Indígenas de Monsenhor Tabosa conquistam direito a posse de terras



Nesta sexta-feira, 25 de agosto, uma grande conquista se materializa para os povos Potiguara, Tabajara, Gavião e Tupiba-Tapuia, que formam o movimento Potigatapuia, ao receber a imissão de posse do imóvel localizado no município de Monsenhor Tabosa. A solenidade com os indígenas foi prestigiada pelo prefeito Dr. Salomão Sousa (PDT), e do presidente da Câmara Municipal, Diego Madeiro (PDT). 

Anteriormente chamado Saco do Sousa, o território agora é a Aldeia Kamiranga, termo ligado às etnias que, com a imissão, alcançam o direito sobre a terra. O imóvel, comprado pelo Governo do Ceará através do Idace, vai compor a terra para que seus habitantes mais antigos possam assim dar continuidade às tradições e ao cultivo da sua ancestralidade.

No evento, Teka Potiguara, liderança do povo Potiguara, lembrou que “a terra é onde estamos pisando, o território é o nosso sentimento, a nossa vida. Nós somos movidos pelo tempo, pelo espaço e pelos sonhos”. O superintendente do órgão, João Alfredo, declarou que “com mais essa conquista coletiva, o Idace reafirma sua missão em direção à cidadania agrária e ao bem viver, conceitos que servem de guia para o trabalho do órgão, olhando para os Povos e as Comunidades Tradicionais, os PCTs, com toda atenção”, declarou.

Além do Idace, outras duas entidades assinaram o termo de imissão de posse: o Conselho Indígena do Movimento Potigatapuia Serra das Matas, através da sua presidenta Rochélia de Sousa Vieira e sua vice-presidenta Teka Potiguara; e o projeto Fomento Produtivo e Agroecologia, da SDA, através do seu coordenador executivo, Pedro Neto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem