O 123º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará e um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foram inaugurados no município de Independência, no Sertão de Crateús, nesta quinta-feira, (10). A inauguração contou com a presença da secretária estadual da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, do assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, e do prefeito José Valdi Coutinho.
Com os novos equipamentos, o Governo do Ceará amplia a rede de atenção integral à família e à educação infantil no Interior do Estado. O Cras tem capacidade de atender até 700 famílias, e o CEI, 100 crianças, diariamente. Os dois equipamentos ocupam área construída de 1.800 m² e totalizaram um investimento de R$ 2,8 milhões.
“O Cras é essencial para atender gestantes, idosos, famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. E o CEI para acolher, acompanhar e educar nossas crianças. Aqui tem parquinho, salas lúdicas e adaptadas, e o mais importante, professores dedicados para acolher, ensinar e educar nossas crianças, para que cresçam e se desenvolvam integralmente”, destacou a secretária Onélia Santana.
“A educação é a maior riqueza que podemos dar às nossas crianças, é a maior riqueza de uma nação. Prédios são importantes, mas as pessoas, os professores e educadores são os responsáveis por colocar o Ceará como Estado referência no País, na educação. O CEI e o Cras são de vocês, cuidem, aproveitem”, acrescentou Onélia Santana, ressaltando também o apoio e o empenho do governador Elmano de Freitas na instalação dos novos equipamentos sociais.
O CEI João Levy Macedo Bonfim dispõe de coordenação, duas salas de aula, ambiente recreativo, casinha-parque, refeitório, cozinha e banheiros, áreas de depósitos para alimentos, serviços, despensa e lavanderia. O CRAS conta com recepção, secretaria, coordenação, arquivo, sala de atendimento coletivo e individualizado, serviços de convivência, palco externo e arquibancada, banheiros masculino, feminino e com acessibilidade, e refeitório. A área de serviços gerais dispõe de despensa, depósitos de materiais, casa da bomba d’água e de gás, lavanderia e lixeira.