Retenção no Fies prejudica adesão em instituições privadas em Crateús

(Foto: DPE/Divulgação)

Como ocorre em todo país, instituições de ensino superior privadas do município de Crateús estão sendo impactadas com retenção, pelo Governo Federal, do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies).  

O programa, que tornou viável o ingresso de milhares de brasileiros em instituições privadas, passou a gerar preocupações com surgimento de retiradas mensais repassados as instituições, tendo até 100% retenção. As retenções ocorrem após sexto ano da aprovação de resolução, que ocorreu em 2017, iniciando neste ano de 2023. 

O impacto financeiro negativo no Fies tem causado preocupação às instituições privadas de Crateús, levando em conta que muitas tem como renda principal o financiamento estudantil, de onde utilizam os valores para honrar as obrigações junto ao governo federal e cumprir folha de pagamento de seus colaboradores.

E ainda, estudantes que ingressaram via Fies e se veem prejudicados e diante de inviabilização de continuar com suas graduações. 

As instituições esperam que o governo federal tome providências e evite impacto negativo na educação superior privada. Todos os dias, centenas de estudantes de Crateús e da região utilizam os centros de ensino superior para realizarem suas metas estudantis e concluírem suas graduações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem