Municípios dos Sertões de Crateús terão retomada de obras na educação


Foto: Governo do Ceará


O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira, 15 de maio, Medida Provisória que que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. Em todo o Ceará, 248 obra serão retomadas. 

As ações devem beneficiar obras inacabadas também nos municípios da região dos Sertões de Crateús, como Crateús, Novo Oriente, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Poranga, Santa Quitéria, Ararendá e  Tamboril.

Anunciado pelo presidente Lula e pelo ministro da educação, Camilo Santana, em cerimônia no município de Crato, no cariri cearense, no dia 12 de maio, o Pacto visa possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país.

 A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026.

O Pacto Nacional contemplará obras e serviços de engenharia de infraestrutura educacional cujos valores tenham sido repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), que estiverem paralisados ou inacabados na data de entrada em vigor da Medida Provisória (MP).

Considera-se paralisada toda obra ou serviço de engenharia cujo instrumento esteja vigente, tenha havido emissão de ordem de serviço e o ente beneficiário tenha registrado a não evolução da execução dos serviços; enquanto inacabada é a obra ou serviço de engenharia cujo instrumento tenha vencido e a obra ou o serviço de engenharia não tenha sido concluído. Esse enquadramento, como paralisado ou inacabado, considerará a situação registrada no sistema informatizado de acompanhamento do MEC na data de entrada em vigor da MP.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem