Rachaduras em parede de açude preocupam moradores da zona rural de Tamboril


Moradores da região de Cacimba do Moço, zona rural de Tamboril, estão preocupados com a aparição de rachaduras na parede do açude na localidade com a forte quadra chuvosa, reservatório privado conhecido como "açude do Gavião". 

O assunto causou preocupação aos moradores que contataram o vereador Geovani do PT. Conforme o parlamentar informou nesta quarta-feira (05/04), a preocupação é risco de arrombamento caso a parede venha a ceder, e as águas passariam a desaguar no açude Carão, principal reservatório de água de Tamboril, podendo causar colapso e sérios transtornos.

O engenheiro agrônomo Claudino Sales, consultado pela reportagem, afirmou que a situação pode ser considerada preocupante caso não haja manutenção na parede. 

As rachaduras podem ser resultado pela terra ceder em baixo, isso acontece quando o açude é novo ou quando tem formigueiro, fazendo com que a terra desça, conforme destacou Claudino, e ressaltou que a água infiltrada nas rachaduras tendem a enfraquecer ainda mais a parede. 

"Isso aí é um risco pequeno, mas esse risco pequeno pode crescer. Na minha concepção, deveriam no lugar das rachaduras, colocar terra em cima. Se a areia entrar, melhor ainda, porque vai fechando essas frestas para a água não penetrar", recomendou o engenheiro.  

Confira imagens da rachadura no vídeo:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem