Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril

Órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo lançará o primeiro bloco de licitações permitidas para a administração federal até 10 de abril.

Esther Dweck salientou que no orçamento deste ano está prevista a realização de concursos que vão favorecer as entidades com maior défice de pessoal.

Segundo a ministrq, até o final do ano devem ser lançados três blocos de concursos públicos para reorganização de pessoal. Neste momento, apenas saques de emergência foram permitidos para a Agência Nacional de Mineração.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ajuste de salario

Sobre o reajuste salarial linear de 9% para os servidores federais, Esther Dweck explicou que é necessário que o Congresso Nacional aprove o reajuste da rubrica na Lei Orçamentária de 2023.

Na última sexta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou projeto de lei com emenda ao parlamento. O governo espera que a proposta seja aprovada ainda este mês.

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou a ministra em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

As negociações salariais, acertadas com cerca de 100 sindicatos, também preveem um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação dos servidores. Segundo o ministro, o valor do adicional será pago no vencimento de maio.

A partir de 2016, a maioria das categorias de servidores públicos federais não viu aumentos salariais. Em fevereiro, o departamento restabeleceu uma mesa de negociação permanente em todo o estado com servidores públicos federais para discutir compensação salarial e reestruturação de carreira. A mesa foi instalada pela primeira vez em 2003.

Por Agência Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem