MPCE recomenda que imprensa evite divulgar informações sensíveis sobre ataques a escolas

Portal Sertões tende a recomendação do órgão fiscalizador. Foto: divulgação MPCE. 


O Ministério Público do Ceará (MPCE), enviou recomendação, nesta quarta-feira (12), para que os profissionais e veículos de imprensa evitem divulgar fotografias, vídeos e informações sensíveis sobre atos de violências em escolas.

A não divulgação lembra também a recomendação de não divulgar casos de suicídios, pois do contrário, em tese, acaba incentivando aumento de casos. 

 "A propagação de tais conteúdos, como nomes e imagens de agressores e vítimas, por exemplo, pode estimular a ocorrência de novos casos, prejudicar investigações policiais e gerar pânico social. O MPCE continua acompanhando o trabalho dos órgãos de segurança pública e inteligência, dando o suporte necessário na prevenção, apuração e responsabilização dos fatos", informou o órgão fiscalizador. 

 Em atendimento a recomendação recebida por parte do Ministério Público do Ceará (MPCE), a empresa jornalística Agência Sertões de Comunicação, que gerencia o Portal Sertões, declara se abster de noticiar, a partir desta quarta-feira (12), informações sobre a temática que causa pânico a população nos últimos dias.

Confira a recomendação do MPCE na íntegra:

O Ministério Público do Estado do Ceará recomenda aos profissionais e veículos de imprensa que evitem divulgar fotografias, vídeos e informações sensíveis sobre atos de violência em escolas. A propagação de tais conteúdos, como nomes e imagens de agressores e vítimas, por exemplo, pode estimular a ocorrência de novos casos, prejudicar investigações policiais e gerar pânico social. O MPCE continua acompanhando o trabalho dos órgãos de segurança pública e inteligência, dando o suporte necessário na prevenção, apuração e responsabilização dos fatos.

Ministério Público do Estado do Ceará 

12/04/2023


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem