Apesar de boas chuvas, reservatórios dos Sertões de Crateús se mantêm em estado "crítico"

Foto: divulgação/Cogerh. 


O estado do Ceará inicia o feriado de Páscoa com volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). É a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No início deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico do Ceará, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Carnaubal, em Crateús; Carão, em Tamboril; Flor do Campo, em Novo Oriente; São José III, em Ipaporanga; Jaburu II, em Independência, e Farias de Sousa, em Nova Russas são os principais reservatórios de águas que abastecem os municípios da região.

Em Crateús, por exemplo, o principal reservatório de água do município, açude Carnaubal está com 62,45% de sua capacidade, tendo potencial para 46,62 hm³, conforme dados consultados nesta sexta-feira (07).

Já o açude do distrito de Realejo com capacidade de 31,47 hm³, tem 52,06%, pouco mais da metade de sua capacidade de volume total. 

O maior reservatório de água da região, açude Flor do Campo, em Novo Oriente, está com apenas 20,07% de volume, tendo capacidade de 107,60 hm³. 

O São José III, apresenta melhor situação hídrica garantindo o as melhores condições de abastecimento de Ipaporanga, com 87,64% de sua capacidade. O reservatório tem capacidade de 7,96 hm³. 

O açude Jaburu II, em Independência, está com 28,31% de volume, tendo capacidade para 101,64 hm³. 

Em Tamboril, o açude Carão está com 73,98% de sua capacidade, com potencial para atingir o total de 15,77 hm³.

Em Nova Russas, o açude Farias de Sousa está com 31,04% de seu volume, tendo capacidade de 13,23 hm³. 

Apesar dos bons aportes, entretanto, somados com outros reservatórios da região, os reservatórios encontram-se abaixo dos 30% de volume, conforme avalia a Cogerh. As regiões de Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação "muito confortável" com volumes acima de 70%. As áreas do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona "confortável" com mais de 50% de reservas. 

Enquanto isso, as regiões Curu e Médio Jaguaribe estão na mesma situação dos Sertões de Crateús, em estado "crítico", todas abaixo de 30% de volume.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem