Vítimas do Cascavel: zona rural de Poranga possui grutas onde corpos eram desovados

Várias grutas nas proximidades de um assentamento de nome Cascavel, zona rural de Poranga, possuem restos mortais de pessoas que foram assassinadas na primeira metade do século XIX. Os corpos desovados eram de vítimas do criminoso conhecido como Cascavel, o Tenente Coronel José de Barros Melo. Um dos locais onde corpos eram desovados ficou conhecido como Morro do Defunto, onde até hoje possui ossadas humanas. 

Cascavel ficou conhecido por assassinar diversos adversários políticos e era uma espécie de "Lampião", pois também tinha discípulos, que juntos chegaram a serem presos na cadeia da cidade de Príncipe Imperial, hoje município de Crateús, mas que na época pertencia a província do Piauí. 

Cascavel foi perseguido pelas milícias do Ceará e do Piauí, depois de ter atacado a localidade de Pelo Sinal, hoje município de Independência, assassinando vários adversários políticos.

O meliante conseguiu fugir mas foi recapturado e reconduzido a prisão de onde fugiu, vindo a falecer em 1878. Os roubos que eles realizava não o serviram, pois muitos foram escondidos em cavernas em botijas, sendo o último relato de botija encontrada por um vaqueiro na região ter sido relatado há 15 anos.

O Morro do Defunto tornou-se um local de romarias, onde pessoas de várias regiões, tanto do Ceará como do Piauí, vão em busca de "milagres" para seus problemas físicos e espirituais. Ossos encontram-se misturados a artefatos de madeira, velas e crucifixos. Segundo o escritor Nertan Macedo, no seu livro "O Bacamarte dos Mourões", o Cascavel, foi um dos maiores facínoras que perambulou, matou e roubou nessas terras entre o Ceará e o Piauí. 

O secretário de meio ambiente de Poranga, também coordenador dos Bombeiros Civis do município, esteve nesta sexta-feira (03) em uma das grutas, onde ainda há ossada humana. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem